Desde segunda-feira, a reportagem do Diário está acompanhando a viagem de empresários e representantes de municípios da região que estão participando da “Missão Empresarial Portugal”, em busca de conhecimento em relação às principais referências do agronegócio do país, como o ecossistema de inovação e a tecnologia do setor.
A reunião na Escola Superior Agrária de Santarém, principal região agrícola de Portugal, gerou um fruto importante, um convênio com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O acordo de colaboração poder gerar ciência, tecnologia e inovação e para mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação.
O prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, comenta algumas das agendas realizadas pela comitiva
Nesta quarta (28), a comitiva fez uma visita técnica na empresa Veracruz, ligada a produção de Amêndoas, localizadas na Beira Baixa, nos conselhos de Idanha-a-Nova e do Fundão, distrito de Castelo Branco, em Portugal. Ao todo, são 2,5 mil plantas por hectare, com uma proposta de automatização do sistema.
– Com o uso de drones para visualizar pragas e doenças e um sistema com informação online, a sede recebe todos os dados de fertilidade, irrigação, doenças e pragas e todo o manejo – explica o professor Diniz Fronza, do Curso de Agronomia da UFSM, que faz parte da comitiva de brasileiros da região.
O professor de Agronomia da UFSM Diniz Fronza comenta sobre as agendas realizadas nesta quarta-feira
A viagem dos santa-mariense ocorre até sexta-feira.